Skip to content

100 anos do Poetinha

18/10/2013

Vinicius de Moraes completaria 100 anos amanhã, 19 de outubro. Somos fãs da vasta obra desse carioca. Sua rica produção aparece na literatura, na música, no teatro e no cinema. Para a nossa sorte, o trabalho do artista contempla também o universo infantil. Crianças e adultos sabem de cor alguns dos poemas infantis de Vinicius, graças ao ritmo inteligente e bem-humorado dos seus versos.

Vinicius se atirou no mundo das crianças pela primeira vez em 1950, quando alguns dos poemas, feitos para seus filhos, ganharam melodias. Apesar dos poemas infantis terem sido musicados nesse período, as canções não chegaram ao público antes do livro “A Arca de Noé – Poemas Infantis de Vinicius de Moraes”, publicado em 1970. A obra ganhou novas edições, a mais nova é a desse ano! A editora Companhia das Letrinhas reuniu os 32 poemas da edição original, que ganhou as lindas ilustrações de Nelson Cruz.

arca 1

Os poemas musicados só chegaram ao grande público nos anos oitenta. Os discos “A arca de Noé 1” (1980) e “A arca de Noé 2” (1981) foram os primeiros sucessos póstumos de Vinicius. As composições como “O pato”, “A casa”, “O gato”, “O pinguim” e “São Francisco”, se tornaram famosas nas vozes de grandes intérpretes. Agora, no ano de comemoração do centenário do Poetinha, um novo CD “A Arca de Noé” é lançado e traz releituras dos álbuns originais interpretadas por nomes como Maria Bethânia, Adriana Partimpim, Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Erasmo Carlos. Ficamos felizes demais!

arca 2

As novidades não param por aí, a cineasta Suzana de Moraes, filha de Vinicius, encabeça o projeto de levar os versos de “A Arca de Noé” para as telas do cinema ao lado do diretor Walter Salles. Enquanto você aguarda novidades sobre a previsão de lançamento da animação, que tal comemorar a data com as crianças? Amanhã na Livraria da Travessa, do Leblon, vai acontecer a apresentação musical do grupo As Jardineiras. O repertório contará com as canções da nossa querida arca! Saiba mais aqui.

Viva o Poetinha!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: