Skip to content

Carnavalança: cultura e literatura momesca

02/02/2013

A maior festa popular brasileira ganhou uma obra infantil a altura. O projeto surgiu pelas mãos da escritora e ilustradora Mirna Brasil Portella. Mirna também é mãe e teve a ideia de escrever o “Carnavalança” quando planejou organizar um baile de Carnaval para o seu primeiro filho e não encontrava CD com marchinhas carnavalescas.

A partir daí, o projeto do CD se estendeu para um livro, no qual ela conta a história da festa de Momo, trata de suas origens e de sua concepção moderna. A obra imprensa reúne 34 aquarelas com letras e até partituras das tradicionais canções do Carnaval. Enquanto você folheia o livro e se delicia com as ilustrações, ouve as músicas de grandes artistas como Chico Buarque, Luiz Melodia, Martinho da Vila, Maria Rita, entre outros. Dá para escutar “Mamãe, eu quero”, “Índio quer apito” e “Pirata da perna de pau” nas vozes desses importantes nomes da música.

Capa Carnavalança

“Carnavalança” traz várias curiosidades. Você sabia que o confete de papel, já foi feito de açúcar? Segundo a autora, o livro e o CD foram feitos para as crianças de 8 a 80 anos! Para a família que for cair na folia, ou mesmo para os que preferirem descansar durante o período, a nossa dica é aprender um pouco mais sobre a nossa cultura e repassar esse saber para os pequenos. Viva a folia momesca!

Ilustração da Marcha do Remador

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: