Skip to content

22 de agosto, Dia do Folclore

22/08/2012

Image

O folclore é a expressão de uma cultura. É a soma da cultura material, dos costumes e das tradições de um povo expressas de diversas maneiras, como: danças, cantigas, contos folclóricos e provérbios. Conhecendo o folclore brasileiro, contribuímos para que ele se mantenha vivo, e perpetuamos nossa cultura. É preciso estudá-lo para entender verdadeiramente a história do nosso povo.

Através do folclore, o homem expressa as suas fantasias, os seus medos, os seus desejos, às vezes apenas como forma de explicar aquilo que ele não consegue entender. Quem no Brasil nunca ouviu falar do Lobisomem, da Mula sem cabeça, do Saci pererê ou do Curupira? Quem nunca brincou de roda ou dançou quadrilha nas festas juninas? Tudo isto é folclore!

Image

O dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo o território nacional. Nas escolas e centros culturais são realizadas diversas atividades, que passam adiante a riqueza cultural de nosso folclore. É o momento de contarmos e ouvirmos contos típicos, de dançarmos ao som de “Ciranda, cirandinha”, de brincarmos de pique e de celebrar a nossa cultura!

O crédito das fotos é dos irmãos paulistanos, conhecido como Os Gêmeos e famosos internacionalmente. Em uma releitura mais atual, eles usam a arte urbana do grafite mesclada com folclore e com histórias populares em grandes intervenções urbanas.  Seus personagens nos convidam a sair da rotina e sonhar.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: