Skip to content

O Carnaval brasileiro

16/02/2012

Carnaval no Rio de Janeiro

Daqui a dois dias, teremos tempo para muita alegria! Na verdade, já começamos a esquentar os tamborins e mostrar o samba no pé desde semana passada. Mas oficialmente, o Carnaval começa no sábado! Estão ansiosos?

Além da folia, das músicas, das fantasias, das brincadeiras e do Rei Momo, vocês sabem algo mais sobre essa festança? Pois é, o Carnaval, aqui e no exterior, virou nossa marca registrada, mas vocês sabiam que ele nem surgiu aqui? Foram os portugueses que trouxeram essa tradição para nossas terras. No século XVII aconteceu aqui o primeiro Carnaval brasileiro, o Entrudo. Nessa época os foliões atiravam líquidos, farinha e, depois, começaram as brincadeiras com confete e serpetina. A eleição do Rei Momo também veio da Europa. Como características, o monarca precisa ser bastante brincalhão e ter uns quilinhos a mais.

Assim como a formação do nosso povo e de nossa cultura, a festa não teve apenas influências européias. Os africanos foram responsáveis por introduzir a batucada. No século XX surgiram os corsos, carros puxados por cavalos ou motorizados que eram enfeitados e levavam uma turma de foliões fantasiados pelas avenidas das cidades. Os corsos foram se aprimorando e se transformaram nos desfiles das escolas de samba. A primeira foi a “Deixa Falar”, criada pelo sambista carioca Ismael Silva, no Rio de Janeiro. A antiga “Deixa Falar” é a atual escola de samba “Estácio de Sá”. Ao lado dela estavam também Mangueira e Beija-Flor.

Carnaval em São Luís

Cada região do país comemora o Carnaval de uma forma diferente. Assim como no Rio de Janeiro, as escolas de samba também são o ponto alto da festa em São Paulo.  Em Pernambuco, o frevo é uma tradição importante. Nas ruas de cidades como Recife e Olinda, ainda em Pernambuco, são os blocos de rua tradicionais, que fazem o maior sucesso. O Galo da Madrugada é um dos mais famosos e o maior bloco de Carnaval de todo o mundo! Outros blocos importantes  são o Olodum, Ileyaê e Filhos de Gandhi, na Bahia, e o Pacotão, bloco de Brasília, criado por jornalistas, para ridicularizar os políticos brasileiros. Já em Porto Alegre (RS), existem as Muambas, ensaios dos blocos e das escolas – são como o desfile verdadeiro, mas usadas para testar tudo, desde o som, a evolução, os carros alegóricos etc.

Carnaval em Salvador

O Carnaval brasileiro representa muito bem a característica de nosso povo, a alegria, a paixão pela música e a criatividade, expressa através das fantasias. Agora que vocês sabem um pouco mais sobre essa festa tão alegre, é hora de colocar a fantasia e conferir o post anterior com a agenda completa de blocos que sairão pelo Rio de Janeiro.

Um ótimo Carnaval para vocês!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: